CCJ ´bate o martelo´ e agora Universidade do Sul da Bahia é definitiva e real

Itabuna e todo o sul da Bahia comemoram
Arquivo
Membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, o deputado federal Félix Júnior (PDT-BA) comemorou bastante a aprovação da Universidade Federal do Sul da Bahia em definitivo pela CCJ. A matéria é inspirada no PL 7533/2006 de autoria de seu pai, o ex-deputado federal Félix Mendonça, e segue agora para aprovação do Senado.

"A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia é uma grande alegria para meu pai, Félix Mendonça, autor do projeto. Ele também foi prefeito de Itabuna, cidade onde nasci e que será sede da nova universidade. Por isso, a aprovação da UFESBA é para mim motivo de orgulho, por contribuir para a realização de um sonho do povo grapiúna", afirmou.

O deputado explicou que a nova universidade terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna. Juntos, os campi vão gerar cerca de 10,8 mil novas vagas nos níveis de ensino superior sendo 12 bacharelados interdisciplinares, 15 licenciaturas interdisciplinares, 30 cursos de graduação com profissionalização plena, 10 residências universitárias, 19 mestrados e nove doutorados.

Félix Júnior disse ainda que "a luta agora é pela aprovação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com reitoria em Barreiras e pela aprovação do PL 2050/2011", de sua autoria, que cria a Universidade Federal do Norte da Bahia, com campi em Xique-xique e em Irecê, sede da reitoria.

"Só com a criação de universidades públicas e gratuitas em cidades-pólo da Bahia vamos conseguir fixar nossos jovens, gerar oportunidades e desenvolver de maneira mais equânime o nosso estado", defendeu.